quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Gastronomia

A Gastronomia de África é conhecida pelos seus variados sabores quentes e exóticos.
Cada prato, cada condimento ou mesmo especialidade é característica de cada país, região e de cada povo, que facilmente permanecem na memória e no paladar de todos aqueles que têm o prazer e a oportunidade de saboreá-los. O verdadeiro encontro com os sabores, dá-se nos mercados africanos onde se encontra produtos do mar junto à costa, frutos nas regiões arborizadas, painço, sorgo e inhame nas zonas da Savana. Todos os mercados são o ponto de encontro de uma multidão frequentemente densa, além de centros onde se agrupam os artesãos.
A gastronomia de Angola é caracterizada pelo feijão de óleo de palma (dendém) e pela muamba de galinha. Cabo Verde presenteia-nos com a cachupa de peixe, rica em proteínas. Na Guiné-Bissau não há quem fique sem comer o famoso caldo de peixe. Em S. Tomé e Príncipe não existe quem não goste de calulu de peixe. Em África seja peixe ou carne, todos os ingredientes são frescos e temperados com várias horas de antecedência, para depois se cozinhar e deixar-se envolver primeiramente pelos cheiros que vagueiam na cozinha e depois pelos gostos picantes e exóticos.

Hidrografia


A hidrografia da África inclui o segundo rio mais extenso do planeta, o rio Nilo. O extenso continente possui grandes bacias hidrográficas. O rio Nilo possui uma extensão de 6700 Km. O Vale do Rio Nilo abrunge cerca de 1/3 da área total do Egito e é extremamente importante tanto para agricultura quanto para os mais de 33 milhões de habitantes que ali residem. Embora atravesse áreas desérticas,o Nilo recobre grande quantidade de chuvas nas suas nascente, localizadas na África Equatorial(Ruanda e Uganda) e na Etiópia.


População


A população da África é de mais de 800 milhões de habitantes, distribuídos em 54 países e representando cerca de um sétimo da população do mundo. Na parte norte do continente, inclusive no Saara, predominam os povos caucasóides, principalmente berberes e árabes. Constituem aproximadamente a quarta parte da população do continente. Ao sul do Saara, predominam os povos negróides, cerca de 70% da população africana. Na África meridional, existe uma concentração de povos khoisan,san e khoikhoi. Os pigmeus concentram-se na bacia do rio Congo e na Tanzânia. Agrupados principalmente na África meridional, vivem 5 milhões de brancos de origem européia.